Como escolher gravatas: veja 5 orientações para não errar
Ter que usar gravata pode ser um dilema na vida do homem. Saber qual o modelo certo para cada ocasião, qual a cor, o tipo de nó é mais um monte de dúvidas aparecem nessa hora. Além disso, se você ainda não precisou usar uma, provavelmente vai precisar em algum momento da vida. Por isso é melhor estar preparado.
Neste artigo, vamos mostrar 5 orientações que vão te ajudar a escolher gravatas sem errar. Confira!
5 orientações para escolher gravatas sem errar
Onde você vai usar
Existem diversas ocasiões que uma gravata pode ser necessária, como casamentos, trabalho, eventos etc. Você pode comprar uma gravata neutra e que combine com diferentes situações ou buscar um modelo específico para aquele momento.
Caso a ideia não seja usar uma gravata em uma situação específica, procure evitar modelos muito característicos para não limitar o uso da peça no futuro. Em casamentos, por exemplo, tornou-se comum a prática de combinar a cor da gravata dos padrinhos com a cor do vestido das madrinhas. Se esse for o seu caso, veja se a cor escolhida pode ser combinada de outras formas no futuro.
Como é sua personalidade
Alguns homens gostam de investir em peças de destaque, seja para fazer um contraponto no visual ou para compor um look mais chamativo. Porém, você deve avaliar como é a sua personalidade e o que costuma usar. Isso evitará que a peça destoe muito do seu perfil e que você não se sinta bem ao colocá-la.
Isso quer dizer que se você é mais despojado, cores vibrantes ou estampas vão combinar com o seu estilo. Por outro lado, se você tem um estilo mais clássico ou tradicional, estampas lisas, tons neutros ou fechados vão combinar mais. E não se esqueça de sempre considerar o evento que você irá.
Qual o tamanho ideal
A ponta da gravata deve chegar até a altura da fivela do cinto. Essa altura deixa o visual harmônico e elegante, por isso é fundamental experimentar a gravata e fazer um nó certeiro para que não fique muito comprida ou muito curta.
Além disso, a largura da gravata pode variar de acordo com o seu modelo e isso também deve ser levado em consideração na hora da escolha. Os modelos tradicionais, por exemplo, são mais usados por homens clássicos, acompanhando camisas e ternos na mesma linha. O modelo slim, por sua vez, tem sido muito usado, mas costuma ser usado por jovens, com ternos e camisas de modelagens mais justas.
A escolha do tecido
As gravatas podem ser confeccionadas em algodão, lã, seda etc. Os modelos de algodão são indicados para o uso diário, para compor looks de trabalho e semi-informais. As gravatas de seda são sofisticadas e costumam ser usadas em ocasiões formais ou com peças que também passam um ar de sofisticação, como os costumes de lã fria.
Já os modelos de lã combinam com as temperaturas mais frias, pois são mais grossas e acompanham peças como cardigã, blazer de tweed, sobretudo, entre outras peças de frio, mas podem ser usadas tanto em ocasiões formais, quanto informais.
Outro material comum em gravatas é o poliéster. Mais comum de encontrar, disponível em uma gama maior de cores e estampas e com valores mais acessíveis, além de serem mais práticas no dia a dia, pois secam rapidamente.
Combinando com as cores certas
Além de todos esses detalhes, a gravata precisa combinar com o restante do look. Para isso, abaixo listamos algumas cores de camisa e como você pode escolher a gravata certa para combinar. Confira!
- Camisa branca: combina com todos os tipos de gravatas;
- Camisa azul clara: segue a regra da camisa branca;
- Camisa listrada: cuidado com a largura e as cores das listras;
- Camisa com quadriculado: combina com os extremos: gravatas muito refinadas ou muito descoladas;
- Camisas escuras: depende de quão escura é a camisa, mas a gravata pode ser no mesmo tom, um tom acima ou mais clara para fazer o contraste.
Na hora de comprar sua gravata, leve a camisa que pretende usar para experimentar as duas peças juntas. Se possível, leve todo o look, isso vai te ajudar a acabar com qualquer dúvida sobre a peça e você ainda pode contar com a ajuda do vendedor para te orientar.
Comente aqui embaixo quais são os momentos em que você usa, já usou ou precisa usar uma gravata.