4 dicas de cuidado com a pele masculina no verão
Quando pensamos em cuidado com a pele masculina no verão a primeira coisa que vem à cabeça são os raios solares, câncer de pele e protetor solar. Basicamente, muitas pessoas usam o protetor solar pensando que é o único cuidado necessário nesta época do ano.
Apesar de estarem mais vaidosos e preocupados com a saúde, os homens se dedicam menos aos cuidados com a pele do que as mulheres. Os cuidados durante o verão vão além do protetor solar e neste artigo vamos mostrar 4 dicas que vão te ajudar a ter uma pele mais saudável durante a estação mais quente do ano.
Cuidado com a pele masculina no verão: 4 ações para incluir em sua rotina
Mantenha o corpo hidratado
O cuidado com a pele masculina deve começar pela hidratação. A água mineral é fundamental para manter o corpo hidratado, evitar fadiga, pele seca, problemas renais, câimbras, cansaço, alterações no humor etc.
Beber bastante água durante o dia vai te ajudar a manter o corpo hidratado. Há quem fale que o ideal é ingerir no mínimo 2 litros de água por dia, mas a quantidade pode variar de acordo com o seu peso e tamanho.
Saiba escolher o protetor solar
O protetor solar é o produto que toda e qualquer pessoa deve usar diariamente. Tanto homens quanto mulheres. O produto protege a pele do contato com os raios solares que podem provocar o envelhecimento precoce e até causar doenças, como câncer de pele.
Você deve ter dois tipos de protetor solar: um exclusivo para o rosto e outro para o corpo. Isso porque os produtos são desenvolvidos de forma diferente para atender as necessidades da pele das duas regiões.
Além disso, existem tipos diferentes de protetores e você deve identificar qual é o melhor para a sua pele. Isso é definido de acordo com os fototipos:
- Fototipos I e II: para peles mais claras, que não ficam bronzeadas, mas sim vermelhas e queimadas. Nesse caso, os protetores com FPS 60 são os indicados.
- Fototipos III e IV: são para peles que ficam bronzeadas. O FPS 50 é indicado para uso no início do verão e no final da estação o FPS 30.
- Fototipos V e VI: abrangem as peles negras, de tons mais claros aos mais escuros. Esses tons correm menos risco de sofrerem queimaduras graves, mas precisam ser protegidas contra o câncer de pele. O fator de proteção solar indicado é o 30.
Além de saber em qual fototipo sua pele se enquadra, você deve observar os termos que são utilizados para catalogar os protetores e outros produtos. E sempre que possível, consulte um especialista.
Evite produtos com álcool
Muitas loções de pós-barba contam com álcool em sua composição. A substância pode causar irritação excessiva na pele devido às altas temperaturas da estação. A tendência é a pele ficar mais sensível e vermelha. O ideal é buscar produtos que não têm álcool em sua composição.
Esfolie a pele
A esfoliação deve ser feita durante o ano todo, mas no verão a frequência deve ser maior. Faça movimentos suaves para não causar irritação na pele ou deixá-la sensibilizada. Invista em produtos que estimulam a renovação das células que clareiam a pele, desobstrui os poros e diminua a oleosidade.
Lave o rosto todos os dias
Lave o rosto todos os dias com produtos específicos para a sua pele. O ideal é lavar o rosto duas vezes por dia. Quando acorda, pois durante o sono a pele transpira e acumula impurezas, que devem ser eliminadas pela manhã. Ao final do dia, você deve lavar o rosto novamente porque a pele teve contato com poeira, poluição e acumulou oleosidade. Todos esses fatores ajudam a estimular o surgimento de inflamações, cravos e espinhas.
Use um sabonete específico para o seu tipo de pele, que ajude a hidratá-la e obstrua os poros. Não use o mesmo sabonete do banho para lavar o rosto, pois sua composição pode prejudicar a pele do rosto que é mais sensível.
Além disso, fique atento às peças de roupa que você usa durante esse período de calor. Veja quais peças que vão te ajudar a enfrentar o verão.
Gostou das nossas dicas? Tem algum processo que você faz e não foi citado neste texto? Compartilhe conosco.