11 dicas sobre como criar uma boa estratégia promocional para sua loja de roupas
Desde a estação mais quente do ano até o Dia dos Namorados e o Natal, uma série de datas comemorativas é empilhada no calendário do varejo. Só que elas não são a única possibilidade de você desenvolver uma boa estratégia promocional em uma loja de roupas, sabia?
Afinal, existem várias outras possibilidades de atrair mais clientes para ingressar no seu negócio. Nesta postagem do blog, você aprenderá 11 diferentes técnicas muito eficazes para criar sua estratégia promocional.
Confira e inspire-se em nossas ideias para se diferenciar da concorrência em lojas de roupas!
1. Determine o objetivo da estratégia promocional
Não comece sem conselhos: as estratégias promocionais devem ser acompanhadas de muito planejamento. A primeira pergunta a ser feita é: qual é o objetivo da promoção? Você pode querer:
- Aproveitar datas comemorativa;
- Liquidar o estoque de coleções anteriores;
- Atrair novos clientes;
- Fidelizar a clientela.
Outras metas que podem orientá-lo incluem as etapas a seguir para desenvolver uma campanha que seja realmente relevante para o público-alvo da loja de roupas!
2. Entenda o público-alvo da sua campanha
Além de obter um entendimento profundo do seu público, sua estratégia promocional também entrará em diálogo com os segmentos de público.
Ao reconhecê-lo, você também precisa entender a “dor”, os desafios, os interesses e as soluções que devem ser fornecidas com base na resposta obtida.
Por exemplo: É dia dos pais? Portanto, é muito óbvio qual é o perfil do público desse evento específico. Então, é importante associar suas roupas aos “pais” que compõem sua base de clientes, determinar suas necessidades e os principais meios de influenciá-los, como o Instagram ou outras redes sociais.
3. Ofereça descontos relevantes
Para muitos clientes, o preço é a principal atração que os leva a lojas de roupas. Portanto, o planejamento financeiro é essencial para diferenciar sua estratégia promocional de várias maneiras. Isso inclui recursos financeiros, que podem ser acompanhados de descontos (descontos progressivos ou fixos), cupons para próximas compras e outras possibilidades de baixar preços sem afetar negativamente sua lucratividade.
4. Observe o calendário comercial
Já destacamos acima algumas datas memoráveis indispensáveis nos calendários de varejo. No entanto, é importante identificar outras datas comemorativas importantes, além das datas mais populares, para aprimorar seu calendário e afetar seus consumidores.
Por exemplo: se você também lida com roupas de atletas, como determina algumas datas que criarão um senso de identidade entre esses consumidores?
5. Valorize os clientes leais de sua loja
Nunca esqueça quem já comprou com você. Afinal, um dos principais slogans de negócios é que reter clientes é mais barato do que adquirir novos clientes.
Portanto, mesmo que sua estratégia se concentre em aumentar a base de consumidores, você deve avaliar as promoções exclusivas habituais. Isso pode ser apenas um capricho, é diferente, pequenas coisas que os fazem lembrar como são importantes para sua loja.
6. Estabeleça prazos nas estratégias promocionais
As promoções são como qualquer boa história, com começo, meio e fim. Portanto, não comece o não tem fim.
O interessante dos prazos não são apenas as datas do seu calendário, mas também o senso de urgência que pode inspirar os clientes e dar tempo para você melhorar as vendas ! Tudo isso é parte indispensável da sua estratégia promocional.
7. Crie uma decoração especial
É natal? Portanto, o tema pode ser personalizado na vitrine, na loja ou até em materiais promocionais (físicos ou online).
O mesmo vale para outros tipos de campanhas publicitárias: é importante imergir os consumidores e gerar diferentes experiências de compra. Caso contrário, a motivação para compras fora da estação é baixa, o que se traduz em vendas mais baixas.
8. Ofereça brindes
Lembre-se de que esse complemento deve estar relacionado ao tema da campanha. Todo mundo sabe que isso é uma isca, mas deve ser feita para atrair o público mais profundamente.
Se não for necessário, não use – afinal, isso distrairá os consumidores do seu objetivo, que é vender roupa.
9. Ofereça cupons e realize sorteios
Cupons e sorteios podem enriquecer sua estratégia promocional, pois é algo que seu concorrente pode não estar fazendo.
Assim, além dos preços mais baixos de todas as lojas ao seu redor, você tem algo que pode atrair seu público-alvo.
10. Divulgue!
Definir temas, preços competitivos, roupas exclusivas … de que adianta todo esse trabalho se não mostrá-lo?
Invada primeiro a rede social mais concentrada do consumidor. Então, envie um email, crie uma chamada na vitrine… De qualquer maneira, tão importante quanto o planejamento, a estratégia de promoção depende muito da dibulgação da campanha.
11. Meça os resultados
Por fim, não perca a oportunidade de avaliar todos os resultados de sua estratégia promocional. Primeiro, analise se o público-alvo respondeu aos materiais promocionais, verifique a demanda gerada e obtenha dados de comparação de promoções anteriores, quando possível.
Tudo isso é usado como parâmetro para avaliar quais foram as decisões corretas e quais estratégias devem ser ajustadas para a próxima estratégia de promoção. No entanto, há uma ressalva: entenda com antecedência quais são as métricas mais importantes para sua campanha (lembra-se do objetivo?) para que você possa monitorar esses indicadores em tempo real.